Menu


Quarto

Colchão de espuma ou colchão de molas?

Publicado em 04/09/2018 às 21:45

Confira as principais diferenças entre colchão de espuma e de molas e qual deles é mais indicado para você

Oi, pessoal. Hoje vou falar de um assunto importantíssimo: colchão! Esse assunto é primordial, afinal o ‘sono dos justos’ é indispensável para a nossa saúde. Mas, infelizmente, nem todo mundo tem a sorte de dormir bem sempre, seja devido a problemas de saúde (como a apneia do sono) ou ainda por causa de um colchão inadequado.

Existem vários tipos de colchões no mercado, porém encontrar o modelo certo não é tão simples. E afinal, o que é melhor: um colchão de molas ou de espuma? Por isso vou te ajudar a escolher qual modelo é ideal para o seu perfil neste post. Vamos ver?

blog colchoes 705x305

 Colchão de molas

O colchão de molas oferece alto conforto, resistência e durabilidade. Esse tipo de produto acomoda melhor os quadris e os ombros. Além de ser mais adequado para pessoas que pesam até 150 quilos e para casais com considerável diferença de peso, pois os colchões de mola são mais resistentes a deformações, tendo uma vida útil maior.

Na hora da compra, é importante saber que o formato e a quantidade das molas determinam a qualidade do produto. Os colchões de mola são divididos de acordo com a seguinte tabela:

 Bonnell – até 90kg (por pessoa).
Os colchões de molas bonnel possuem boa flexibilidade, firmeza e durabilidade. No entanto, como as molas são entrelaçadas entre si, esse modelo não é indicado para casais pois se uma pessoa se movimenta na cama o outro lado tende a balançar.

 Pocket (molas ensacadas) – até 90kg (por pessoa).
Essas molas ficam literalmente dentro de sacos que impedem a transmissão do movimento, se restringindo ao ponto de contato do corpo com cada mola individualmente, sendo uma ótima opção para casais.

Superlastic – até 110kg (por pessoa).
Apesar de ser feita de modo entrelaçado como a as bonnel, possui uma maior quantidade de molas que garantem melhor distribuição do peso e adequação ao corpo.

 LFK – até 120kg (por pessoa).
Essas molas possuem maior suporte nas bordas devido aos seus braços sensoriais e se flexionam independentemente para proporcionar mais sensibilidade aos contornos do corpo.

Miracoil – até 150kg (por pessoa).
Construído com fios de aço contínuos sem emendas ou curvas bruscas, garantindo maior superfície de resistência e durabilidade. Também possui mais firmeza e grande capacidade de suporte de peso sem sofrer deformação.

 Colchão de espuma

Os colchões de espuma possuem várias densidades e cada uma delas é indicada para uma determinada faixa de peso. Isso possibilita uma maior adequação do colchão à estrutura corpórea do usuário, aumentando o conforto e a durabilidade. Por esse motivo, é preciso ter bastante cuidado na hora de adquirir esse modelo. Pois caso compre um colchão com densidade inadequada para o seu pesos a qualidade do produto ficará comprometida. Além disso, é possível ele se deforme com pouco tempo de uso.

Se essa for sua opção, então você deve ter conhecimento da Tabela de Biotipo criada pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), que indica o colchão de espuma adequado para cada indivíduo, considerando a relação peso e altura. Confira:

D18 – indicado para recém-nascidos e crianças até 3 anos;

D23 – ideal para quem pesa até 60kg;

D28 – ideal para quem pesa até 80kg;

D33 – ideal para quem pesa até 100kg;

D45 – ideal para quem pesa até 150kg.

Depois de todas essas dicas ficou mais fácil escolher seu colchão, né? Então anote todas elas e não deixe de colocá-las em prática para garantir bons sonhos!

Voltar ao topo