Menu


Dicas

Especial Dia do Fotógrafo: conheça 05 câmeras que marcaram a evolução da fotografia

Publicado em 08/01/2020 às 16:48

Não é de hoje que a fotografia ajuda pessoas comuns a registrar momentos e eternizar lembranças. Desde os tempos da câmera obscura, a magia das fotos despertou fascínio e entusiasmo pela arte e, ao longo dos anos, técnicas e maquinários têm sido aprimorados para que as imagens se tornem cada vez mais perfeitas. Ainda, com…

Não é de hoje que a fotografia ajuda pessoas comuns a registrar momentos e eternizar lembranças. Desde os tempos da câmera obscura, a magia das fotos despertou fascínio e entusiasmo pela arte e, ao longo dos anos, técnicas e maquinários têm sido aprimorados para que as imagens se tornem cada vez mais perfeitas.

Ainda, com a facilidade dos smartphones, qualquer um está apto a clicar e compartilhar retratos a todo momento. Inclusive, aqui tem um guia completo para tirar fotos profissionais com o celular. Mas é importante lembrar que para que hoje você pudesse curtir selfies a todo momento, houve um longo percurso na história das câmeras fotográficas.

Vamos conhecer a linha do tempo dessa evolução? :)

 

01 – Câmera de fole dobrável

6

Resultado da aprimoramento de câmeras escuras e imagens com ruídos, esse modelo trouxe mobilidade às câmeras profissionais, já que permitia sua fácil locomoção além da captura de fotos em alta velocidade. Internamente, havia uma chapa de vidro que era tratada com produtos e resultava em imagens bem mais elaboradas, o que acabou fazendo sucesso na época.

A popularidade também veio graças à possibilidade de produzir várias fotos em uma mesma folha, um agrado a mais para os compradores que queriam presentear entes queridos com seus retratos.

 

02 – Câmeras de flash

4

As câmeras de flash também chegaram com um grande burburinho em torno da novidade que iluminava as imagens até em períodos noturnos. A técnica se baseava em um tubo de vidro com magnésio que “explodia” para trazer luz ao ambiente. A quantidade de oxigênio era perfeitamente calculada para evitar a queima total do material.

Esse grande sucesso entre os jornalistas foi muito utilizado, principalmente, na década de 50.

 

03 – Câmera de filme

filme

Quem passou pela década de 80 e 90 lembra bem das câmeras de filme. Na época já havia vários modelos e uma das marcas mais queridinhas foi a Kodac. Em geral, eram 35 “poses” que podiam ser tiradas e visualizadas apenas após o processo químico de revelação. Mas, apesar da maior facilidade de mobilidade e até mesmo compra, vale lembrar que muitas expectativas eram quebradas ao ver que o filme queimou ou que alguém esqueceu o dedo na lente.

 

04 – Câmera instantânea

shutterstock_1538271743

Popularmente conhecida como Polaroid (que na verdade é uma marca), as câmeras instantâneas fizeram sucesso por onde passaram e até hoje têm admiradores ao redor do mundo. A magia de ver a foto sendo revelada na hora em que é tirada segue conquistando o público e não dá pra negar que o toque de nostalgia dá um charme a mais para as imagens.

 

05 – Câmera digital

shutterstock_1603781875

Quem não se lembra das queridinhas Cybershot? Mesmo com uma infinidade de marcas, os produtos se destacavam mesmo pela quantidade de megapixels que a câmera conseguia capturar. Aqui os resultados das fotografias já eram bastante satisfatórios, além de poderem ser salvos em computadores e compartilhados com os amigos com facilidade.

06 – Câmera de celular

phone

O primeiro celular com câmera tinha menos de 1 megapixel e foi lançado no ano 2000. Mesmo com a pouca qualidade, foi considerado uma verdadeira evolução – já que possibilitava registros a qualquer momento e em qualquer lugar. De lá pra cá muita coisa mudou, e já encontramos aparelhos com capacidade igual ou até superior às melhores câmeras do mundo.

 

Quem diria que algo que foi criado e aprimorado a tantos anos se tornaria uma prática comum nos dias de hoje, não é mesmo? E tudo graças à evolução da tecnologia combinada ao interesse dos entusiastas da área, que resultou em tanto envolvimento com a fotografia e, consequentemente, à democratização dessa verdadeira arte para todos os públicos.

Quer encontrar a câmera perfeita para você? Clique aqui.

Voltar ao topo