Menu


Beleza & Saúde

5 dicas para fazer o exame de mamografia com tranquilidade

Publicado em 05/02/2020 às 13:26

Sabemos que o exame pode gerar certa ansiedade e, por isso, preparamos algumas dicas e alertas que podem te ajudar a manter a tranquilidade durante sua próxima consulta de mamografia.

05 dicas para fazer o exame de mamografia com tranquilidade

Cuidar da própria saúde é um dos primeiros passos para manter o bem-estar, o equilíbrio e qualidade de vida. Além de hábitos básicos como o cuidado com a alimentação e a rotina diária de exercícios, é importante citar a importância de fazer check ups e visitas ao médico para conferir se está tudo bem.

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate ao Câncer, também precisamos levantar a discussão sobre a conscientização e a necessidade de manter os exames em dia, em especial a mamografia. O procedimento que ajuda a detectar o câncer de mama é capaz de fornecer resultados precisos e apresentar um diagnóstico precoce da doença, o que pode levar a tratamentos mais certeiros.

Sabemos que o exame pode gerar certa ansiedade e, por isso, preparamos algumas dicas e alertas que podem te ajudar a manter a tranquilidade durante sua próxima consulta de mamografia.

 

Não use desodorante

No dia do exame, evite usar desodorantes e antitranspirantes. As partículas desses produtos podem aparecer na mamografia e causar um diagnóstico equivocado.

Agende o exame após o período menstrual

No período pré menstrual e na semana da menstruação, os seios tendem a ficar mais macios, o que pode deixá-los sensíveis, tornando o exame mais doloroso.

Faça uso de analgésicos

Caso sinta muito desconforto durante o exame, é recomendado tomar remédios para dor cerca de uma hora antes da mamografia. Converse com seu médico a respeito para que ele te indique a melhor opção de medicamento.

Opte por roupas com duas peças

Para não se sentir exposta, vá com uma combinação de duas peças de roupa. Assim, você só precisará retirar a blusa e o sutiã na hora do exame.

Reduza o café e o chocolate

Em um período de 3 a 4 dias antes do exame, reduza ou corte a ingestão de cafeína e chocolate, já que eles podem deixar os seios mais macios.

 

Por mais que um pedido de exame de mamografia possa causar tensão, ele é a melhor forma de defender sua saúde e te prevenir contra o câncer de mama. Por isso, não deixe de fazer acompanhamentos anuais para manter a triagem em dia.

A Novo Mundo está na luta contra o câncer!

Voltar ao topo