Menu


Dicas

Outubro Rosa: dicas de autoexame na prevenção do câncer de mama

Publicado em 04/10/2021 às 22:59

Cuidar da saúde é o caminho mais certeiro para alcançar qualidade de vida e longevidade. Além de comer bem, fazer exercícios, ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do sono, existem outros cuidados periódicos que não podem ser deixados de lado de maneira nenhuma. Em clima de Outubro Rosa e conscientização, no artigo de hoje…

Cuidar da saúde é o caminho mais certeiro para alcançar qualidade de vida e longevidade. Além de comer bem, fazer exercícios, ter uma rotina equilibrada e cuidar bem do sono, existem outros cuidados periódicos que não podem ser deixados de lado de maneira nenhuma. Em clima de Outubro Rosa e conscientização, no artigo de hoje a novomundo.com trouxe pra você um tutorial de como fazer o autoexame e prevenir enfermidades como o câncer de mama.

 

Espelho, espelho meu…

Ao se posicionar na frente do espelho, sinta as mamas e perceba possíveis mudanças na pele, se há manchas ou durezas.

 

No banho também tem como se prevenir.

Posicione o braço referente à mama examinada atrás da cabeça. Aperte suavemente e sinta com a ponta dos dedos se há algum tipo de alteração na estrutura. Analise se existem caroços, secreção ou sangue.

 

Deitada em sua cama.

Repousando o corpo na cama, posicione o braço referente à mama também atrás da cabeça. Apalpe os seios e sinta com a parte interna dos dedos se há alterações na estrutura da mama. Assim como já falamos, o objetivo é analisar a existência de caroços, texturas diferentes ou presença de secreção/sangue.

 

Encontrei algo estranho. O que fazer?

O primeiro passo é marcar uma consulta com um médico de confiança para avaliar o seu caso, mas não entre em desespero. Existem possibilidade de alteração resultantes de oscilações hormonais ou até mesmo nódulos benignos, por isso a importância de manter uma frequência nas consultas. Assim você fica mais tranquila e conhece mais o seu corpo.

 

O autoexame salva vidas.

Se observar e se cuidar é uma forma de promover o autoamor e se preservar. O autoexame é a forma mais saudável de se prevenir, sendo que 90% dos casos de câncer de mama descobertos no início podem ser revertidos.

 

A melhor forma de se cuidar de verdade é ter uma rotina de cuidados, por isso, nunca se esqueça que o autoexame não é algo que a gente só faz no mês de Outubro. E fica a dica: a mamografia periódica é essencial para complementar um possível diagnóstico e deve ser feita anualmente por mulheres acima de 40 anos.

 

A novomundo.com agradece pela sua leitura e te adverte uma vez mais sobre a importância de realizar periodicamente o autoexame na mama. Se cuidar é um ato de amor.

Voltar ao topo