Menu


Dicas

Como fazer uma mini horta em casa

Publicado em 01/02/2019 às 20:28

Na lata, caneca, no beiral da janela ou em um vasinho: não importa! Temperar a comida com ervas colhidas na sua casa não tem preço. Veja exemplos de mini hortas e inspire-se!

Ter uma horta em casa é o sonho de muita gente, afinal, um cantinho verde pode deixar o ambiente mais leve e bonito, e claro, é uma ótima forma de melhorar também os seus hábitos alimentares, já que ter sempre temperos e ervas fresquinhas ao alcance das mãos fazem um bem danado.

E nada de achar que isso é impossível porque você mora numa casa sem jardim ou quintal, ou ainda, num apartamento pequeno. É possível fazer uma mini horta em espaços reduzidos, como áreas de serviço, beiral da janela, varandas, jardineiras, na parede sendo uma hortinha vertical, ou até mesmo na cozinha: tudo vale!

Por isso, trouxe algumas ideias para te inspirar! Vale usar a criatividade com os materiais e ter diversos tipos de hortaliças como manjericão, cebolinha, salsinha, hortelã, erva-doce, alecrim. Dá só uma olhadinha:

1 ) Horta vertical

A horta vertical é uma das mais utilizadas em lugares com pouco espaço. Ela pode ser feitas de diversas formas e também ser instalada em vários ambientes. É recomendado que seja em algum local que tenha acesso a luz e também possua ventilação. Geralmente essas características são encontradas em alguma parede da sacada do apartamento ou próxima a uma janela.

2) Latas e potes de vidro

Solte a criatividade e use aquelas latas e potes de vidro que não utiliza mais para acomodar os temperos. Vale encapá-las com tecido, contact ou  papel colorido. Com a ajuda de um martelo e de um prego faça um furo no fundo das latas para que a água escoe.

3) Canecas ou xícaras

As canecas e xícaras também se transformam em ótimos pequenos vasos e dão charme para o balcão da cozinha, por exemplo. Elas podem ser penduradas, decorar uma mesa ou estante na sala de jantar.

4) Garrafas pet

Quer fazer uma mini horta fácil e barata? você pode fazer a sua horta caseira usando garrafas pet, dispostas tanto na vertical quanto na horizontal para cultivar diversos tipos de ervas de uma só vez.

5) Vasos

Os vasos também podem ser uma opção para montar a sua mini horta. Eles podem ser colocados na parede ou ainda fazer parte de estantes e escadas colocadas na varanda. Uma ideia super criativa é pintar vasinhos simples com tinta lousa e com o giz, escrever o nome de cada erva correspondente. Fica muito mais legal e divertido não é mesmo?

6) Caixas

Caixas de vinhos descartadas ou aquelas de feira dão um suporte legal para mini hortas. Eles podem ser colocados tanto na horizontal quanto no vertical, e por serem maiores, nos permitem plantar verduras e legumes como alface, rúcula, couve e etc.

7) Horta em cano de pvc

Essa é uma boa ideia para você fazer sua mini horta usando aqueles pedaços de cano de pvc. Uma dica que fica muito legal é comprar uma tinta spray, da sua cor preferido e pintar o cano, assim você pode dar muita vida e cor a sua horta vertical.

E aí, animou? Se está pensando em montar uma mini horta, confira AQUI  quais os cuidados você precisa ter e quais plantas ter em sua mini horta!

 

Voltar ao topo