Desde que o mundo é mundo, as marmitas fazem parte do dia a dia de trabalhadores ao redor do planeta. Sejam elas preparadas um dia antes, congeladas para a semana toda ou encomendadas em restaurantes, sempre funcionam de forma prática e organizada para facilitar a correria da rotina.
Vale apontar que, independente da forma que a comida é preparada, alguns passos são essenciais para manter o sabor e a duração dos alimentos. Inclusive, aqui já falamos sobre a importância da alimentação para a saúde do corpo e da mente.
Por isso, viemos te dar algumas dicas de como manter hábitos que deixam a comida com aquele gostinho de feita no dia. (E quem sabe já dá até pra aproveitar e entrar em forma para o Carnaval, hein?)
Já pega papel e caneta para anotar e vamos lá!
01 – Preparo
Uma boa dica é criar cardápios antes de ir para a cozinha. Dessa forma, você economiza no supermercado e no tempo. Procure escolher opções que podem ser armazenadas sem perder a textura ou mesmo o sabor e deixe as receitas mais elaboradas para os finais de semana. O essencial é simplificar a rotina, por isso encontre maneiras de fazer pratos completos e saborosos com praticidade. Você vai descobrir muitas combinações que nem imaginava!
02 – Armazenamento
Alguns cuidados básicos na hora de guardar sua marmita: espere a comida esfriar antes de colocá-la no recipiente e, em sequência, na geladeira. Quando há o choque térmico pode haver a mudança de gosto ou até a perda de qualidade do alimento. Sabemos que nem sempre o tempo é hábil para essa espera, então, quando realmente não houver opções, procure escolher utensílios que tenham um material mais resistente.
03 – Aquecimento
Em caso de marmitas congeladas, procure tirá-las do freezer durante a manhã para que a comida descongele aos poucos. Se não for possível, atente-se ao material do utensílio, já que nem todos eles podem ir ao microondas. Mesmo com produtos com alta tecnologia e durabilidade, quando possível procure retirar a comida do objeto e esquentá-la em um prato.
04 – Limpeza
Faça a limpeza de sua marmita assim que ela for utilizada. Um dos maiores segredos para a durabilidade é justamente o asseio, já que ele evita a permanência de cheiro e gosto no recipiente. Uma boa dica é deixar de molho com água e detergente por alguns minutos e, de tempos em tempos, uma lavagem extra com água quente e bicarbonato.
05 – Para guardar
Nada de jogar suas marmitinhas pela cozinha com desleixo. Na hora de guardar, sempre mantenha as tampas atreladas ao utensílio e encontre um local em que eles possam ficar empilhados em ordem. Assim, você evita perder peças e até mesmo estragá-las por mal uso.
E aí, quais dessas práticas você já utiliza na produção das suas marmitinhas? Conta pra gente nos comentários alguma técnica que a gente deixou de citar por aqui, queremos saber suas ideias.
Ah, e não deixe de conferir todos os modelos de marmitas disponíveis no site da Novo Mundo, hein? Só aqui você encontra a maior variedade de produtos feitos para você!